Ha um tempo gostaria de fazer este post sobre medidas. Esta é uma dúvida muito comum entre nós né! A confecção de peças em crochê nos traz muitas dúvidas com relação a moldes e tamanhos.
> Bom, a primeira dica que eu sigo para se fazer uma peça de vestuário em crochê é o molde; com ele fica mais fácil seguir os pontos sem se perder no tamanho e na forma da peça. Então crie o hábito de desenhar a sua peça colocando os tamanhos.
> Quando vamos confeccionar uma peça sob medida, de encomenda, o ideal é tirar a medida do próprio cliente
> Maaas, se você faz peças para vender em sua lojinha, acho que o ideal seria seguir alguma tabela de tamanho como referência.
Na internet temos várias tabelas, com diversas medidas, muitas iguais, outras bem diferentes. Então, cabe a você, artesã, fazer uma média e escolher a que mais se adepta a você.
Eu fiz a minha, e sigo ela á risca, tem me ajudado muito, peguei uma informação daqui, dali e agora vou compartilhar com vocês.
DADO IMPORTANTE: Não se pode esquecer que, para a peça confeccionada em crochê com fio de algodão, ela com o tempo, irá ceder em torno de 5 a 7 cm dependendo da tensão do seu ponto. Então eu sugiro á você fazer a sua peça, já com o desconto dessas medidas. Eu particularmente tiro 5cm da circunferência da peça, sendo blusa, tiro a medida do busto.
Outra coisa, se eu quero um decote mais cavado, tipo até a abertura do seio, eu dobro a medida do decote da tabela.
Segue abaixo a minha tabela.
Lembrando que esta tabela é a que eu, Bianca, sigo como referência para fazer blusas femininas.
Espero ter ajudado vocês!
Se gostou, deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião!
Um grande abraço, e até o próximo post.
Bianca Costa
Sigam as minhas redes sociais: